Academia realiza 1ª Expo Cordel neste sábado (6)
O próximo sábado, dia 06, será marcado por poesia, música e diversas linguagens artísticas. É que acontecerá a inauguração da sede da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC), no Polo Cultural da Estação Ferroviária. Paralelamente, ocorrerá a 1ª Expo Cordel. Na ocasião, serão expostos para leitura e comercialização cordéis dos mais diversos autores, incluindo clássicos e novos títulos da literatura popular, entre outras atividades. Uma vasta programação marcará o evento, que deverá iniciar às 10h e a previsão é que seja encerrada às 21h30.
Inicialmente, ocorrerá a abertura solene de instalação da sede, com a apresentação do Histórico da ACLC pelo acadêmico Carlos Soares, também professor de Português. Em seguida, começará a mostra de cordéis, englobando xilogravuras, CDs, livros, e um ‘coquetel regional’. As apresentações artísticas iniciarão a partir das 11h, em frente à Casa do Artista (também localizada no Polo Cultural). Estão confirmadas as presenças de Wilson China, Reginaldo Azevedo, Carlos Alves, Roberto Celestino, Nay Harrison e Jayane Santos. Porém, o microfone também ficará livre para outros artistas também apresentarem seus trabalhos.
À tarde, a programação vai começar às 15h, com uma oficina de xilogravura, que será ministrada por Geovania Alexandre. Às 16h, o poeta Jénerson Alves, atual presidente da ACLC, mediará uma roda de conversas sobre a literatura do cordel em Caruaru, enfatizando a nova sede da Academia e os mecanismos de aproximação da arte cordeliana com as gerações Z e Millennials, buscando novos rumos para a perpetuação da cultura popular.
Às 19h iniciará a solenidade de recepção dos novos integrantes da ACLC. Dilma França, Sônia Gervásio, Roberto Celestino e Valdez Soares serão recepcionados festivamente pela instituição. Ademais, haverá a entrega de títulos de Beneméritos a uma série de artistas que foram de ímpar relevância para a história da Academia. Após esse momento, será apresentado o espetáculo ‘Peleja de sertanejo’, produzido por Alexandre Ngolo e equipe.
Para o cordelista e ator Nerisvaldo Alves, atual vice-presidente da ACLC, a 1ª Expo Cordel se configurará em um marco na história da literatura popular em Caruaru. “Ao longo dos 11 anos de existência, a Academia de Cordel de Caruaru tem mantido seu propósito de exaltar a literatura de cordel não apenas no município, mas em todo o Agreste. Esse evento servirá para mostrar à toda a sociedade que o cordel está vivo e mais forte do que nunca”, comenta Nerisvaldo.


