Os momentos de crise são propícios para utilizarmos a criatividade na gestão dos negócios. Com o uso de estratégias inovadoras, o empresário ou empreendedor pode sim aumentar o faturamento e reduzir custos para continuar crescendo – mesmo neste momento de recessão econômica. Sempre de olho nas tendências e oportunidades para as micro e pequenas empresas, a VH Consultores em parceria com o Sabrae e o Senac promovem, a partir de 12 de maio, um programa que irá auxiliar os dirigentes de empresas a explorarem todo potencial dos seus negócios.
Chamado de Programa de Inovação em Negócios (PIN), é montado através de oficinas temáticas que vão mostrar ferramentas para dinamizar a gestão de micro e pequenas empresas. O PIN acontece no Sebrae Caruaru, nos dias 12, 19 e 26 deste mês, a partir da abordagem de renomados consultores das áreas de Negócios, Finanças e Marketing (ver currículo dos facilitadores abaixo). O programa será dividido em três módulos, com carga horária de 20 horas no total e uma hora de atendimento individual por empresa. Para esta primeira turma estão disponíveis apenas 15 vagas.
Segundo Vitor Hugo, diretor executivo da VH Consultores, a sequência de workchops ajudará o empresário a identificar oportunidades para melhorar o desempenho da sua empresa, definindo as estratégias de ação e indicadores. “Além de trabalharmos a lucratividade, o aumento do faturamento, a redução de custos e despesas, a ideia é que o empresário ou empreendedor faça o acompanhamento sistemático da eficácia das medidas tomadas pela empresa visando principalmente o equilíbrio das finanças”, ressalta.
Serviço:
Programa de Inovação em Negócios (PIN)
Onde: Senac Caruaru (Av. José Xavier Santiago, 140. Indianópolis)
Quando: 12, 19 e 26 de maio
Inscrições: Sebrae, em Caruaru.
Informações: (81) 2103.8408 ou pelo e-mail [email protected]
Mais sobre o PIN – Programa de Inovação em Negócios:
Uma metodologia da VH Consultores que visa identificar de forma inovadora a situação atual da empresa, definindo metas empresariais, indicadores e o plano de ação recomendado para atingir os objetivos desejados pelo empresário.
É dividido em três momentos:
Diagnóstico – Nesta fase, é feito o diagnóstico aprofundado de todas as áreas da empresa, buscando oportunidades de inovação em seu modelo de negócio.
Metas – Definição de metas empresariais compatíveis com os objetivos do empresário ou empreendedor.
Planejamento das ações – As ações futuras serão planejadas e com elas os indicadores para o acompanhamento do sucesso das mesmas.
Consultores que ministram o PIN:
Vitor Hugo R. Gonçalves – Engenheiro, pós-graduado em gestão empresarial – estratégia e finanças pela Faculdade Européia, com especialização em novos empreendimentos pela Faculdade de Administração da UFRGS, com grande experiência no campo de empreendedorismo e gestão de empresas. Diretor Executivo da VH Consultores, é responsável pelo desenvolvimento de programas de Diagnóstico Empresarial e Estudos de Potencial de Consumo em 05 estados do Nordeste. Multiplicador do Programa Brasil Empreendedor, facilitador do EMPRETEC pela ONU-UNCTAD e multiplicador da metodologia da Oficina Gerencial I e II através do SEBRAE/PE. Responsável pelo desenvolvimento da metodologia “Primeiros Passos da Gestão Empresarial”, idealizador e instrutor do Programa de Desenvolvimento Gerencial do SENAC/CTV-Recife e Consultor da INCUBANET/Porto Digital na área de elaboração de Plano de Negócio para empresas em processo de Incubação no estado de Pernambuco. Autor de diversos livros sobre empreendedorismo.
Janaína Pereira da Silva- Bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco – UPE com MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos – Favip Devry . Experiência em gestão de projetos, marketing e modelagem de negócios. Atuação em projetos de consultoria junto a empresas do setor público e privado desenvolvendo Planos Estratégicos e Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica para implantação de empreendimentos, estudos relacionados à Economia Criativa e Desenvolvimento Setorial Regional e projetos ligados a Arranjos Produtivos e Inovativos Locais e Sustentabilidade
Alessandro Takeo Oda – Graduado em Administração de Empresas pela FSM/PE, é pós-graduado em Gestão Financeira e consultor organizacional especializado em mapeamento de processos e custos operacionais. Atuação em diversas consultorias na área financeira e organizacional junto aos APL’s de Confecção, TIC e Metal-mecânica, empresas de pequeno e médio porte do setor de Gastronomia, Hotelaria e Varejo.
Ronaldo Barcellos Bernardes – Contabilista graduado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Consultor com grande experiência em gestão financeira, custos, análise de balanços e formação de preço de venda. Especializado em planejamento e gestão empresarial envolvendo elaboração e implantação de sistemas de informações gerenciais, reestruturação organizacional da área financeira, planejamento estratégico, elaboração de Plano de Negócio e Valuation Empresarial. Ministra cursos nas áreas de Finanças, Gestão Patrimonial e Risco de Crédito. Atuação em diversos projetos de consultoria na área financeira e organizacional junto aos APL’s de Confecção, TIC e Metal-mecânica, empresas de pequeno e médio porte do setor de Gastronomia, Hotelaria e Varejo.
Edinaldo José Ferreira de Barros Júnior – Consultor Associado da VH, graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE em Engenharia Agronômica, com especialização em Finanças e Investimentos Corporativos. Experiência em gestão financeira, custos, inovação e modelagem de negócios. Atuação em projetos de consultoria nas áreas financeira e estratégica junto a empresas de serviços, comércio e indústria. Consultor Sênior no Programa SEBRAE de Agentes Locais de Inovação com atuação em todo o território nacional.


