O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) e as entidades de classe que integram o Comando Presente decidiram em comum acordo, em reunião realizada no dia 1º de março, continuar com as ações desegurança pública na áreado Parque 18 de Maio em Caruaru, especialmente em dias de Feira da Sulanca, e também no comércio do centro da cidade. A próxima reunião do grupo está marcada para esta quarta-feira (16), às 8h.
Tendo como base os resultados positivos até agora, ficou decidido que projeto seguirá sendo financiado pelainiciativa privada. “Nós iremos manter as ações do Comando presente por pelo menos mais um ano”, adiantou o presidente do Sindloja, Alberes Lopes.
Para a manutenção das ações do Comando Presente foi calculado o valor de R$ 4 mil, que será arrecadado entre as associações e entidades participantes.“Nós garantimos o funcionamento do Comando Presente, porque é uma iniciativa muito importante não só para a Feira da Sulanca ou centro da cidade, mas para toda Caruaru, tendo em vista que a Feira impulsiona a economia do município”, explicou Alberes.
Inicialmente criado para atuar nas feiras entre outubro e dezembro de 2015, o Comando Presente implantou a filosofia de diálogo entre entidades representativas de classes, órgãos de segurança e a sociedade civil, para pensar e debater medidas inteligentes a fim deampliar a sensação de segurança entre compradores e vendedores da Feira da Sulanca. “O principal passo do Comando Presente foi trazer as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal para despacharem na Feira da Sulanca, mais próximo dos feirantes”, destacou o tenente-coronel do 4º BPM de Caruaru, Roberto Galindo.
Em contrapartida do investimento financeiro por parte das entidades e associações, o Comando Presente solicita à Prefeitura de Caruaru uma maior estruturação no Departamento de Feiras e Mercado, ala responsável pela organização da Feira da Sulanca.“Nós vamos continuar cobrando da prefeitura o incremento de fiscais e de melhores materiais para uma maior eficiência no trabalho do Departamento de Feiras e Mercado”, ressaltou Alberes Lopes.
Entidades e associações que vão cooperar todos os meses financeiramente com as ações do Comando Presente: Sindloja, Acic, CDL, Associação do Sulanqueiros de Caruaru, Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Caruaru, Associação dos Fornecedores de Bancos, Sindicato do Comércio Atacadista de Caruaru e representantes das feiras de Artesanato e da Fundac.


