Começa hoje o 5º Encontro dos Iguais da Rua Preta que ocorre entre 22 à 27 de Novembro na Praça São Francisco, a famosa “Rua Preta”. A programação começa hoje com a Feira Cultural das 18h às 22h. Na quarta (23) Feira Cultural das 18h às 22h ocorre uma Missa Campal da Igualdade 19h às 21h. No dia 24 os Iguais realiza uma Feira Cultural das 18h às 22h, com o Espaço Literário Olegário, com declamação de Poesia.
No dia 25 mais uma edição da Feira Cultural das 18h às 22h, com o projeto Gente que Canta e Encanta Voz e Violão e Trio Pé-de-Serra das 19h às 22h. No dia 26 ocorre Ação Social das 9h às 12h, com o Circo Maluco do Edú Furiba, Calanga, Pintura Infantil com Zí Rodrigues, Zé Lizão e Pau de Sebo das 14h às 18h. A noite tem show com Petrúcio Amorim e Convidados das 20h às 00h.
No dia 27 ocorre mais uma edição da Feira Cultural 16h às 19h. Os homenageados deste ano são: Chambinho do Acordeon, Onildo Almeida, Mestre Camarão e Olegário Fernandes, conhecido pelo trabalho realizado em contribuição a cultura nordestina. Onildo e Chambinho conduzirão a noite de shows que terá inicio às 20h. Ele estará no palco com a presença de vários artistas da terra.
No largo da Praça São Francisco tudo estará em clima de festa Ao centro da praça estará montado um pau de sebo para aqueles que se arriscarem a subir e faturarem brindes. A ideia da brincadeira surgiu do organizador Edilson Kintura, que buscou relembrar algumas brincadeiras outrora esquecidas. Haverá barraquinhas para que artistas e movimentos culturais tenham seu espaço de exibição, desde as artes plásticas ao artesanato e oficinas culturais, tudo para evidenciar a produção cultural do bairro aliando o sentido de igualdade. A cenografia do ambiente homenageia Chambinho do Acordeon, Mestre Camarão, Onildo Almeida e Olegário Fernandes.
Em seguida, às 20hrs, acontecerão os shows com Onildo Almeida, Flor de Mandacarú, Lucas Costa, Laranjinha, Chambinho do Acordeon, Jucelio Vilella, Sérgio Amaral, Cléver Lemos, Tony Morato, Humberto Bone, Benarey, Renan, Cláudio Figueira, Vanessa Roger, Lucas Barcelar, Ricarte e Rivaldo, Dércio Luiz, Bruguelo, Gisele Coutinho, Renan Lopes e Genaro.
Este ano ainda, o evento fará a apresentação de todos os fotografados nos mais de 15 Banner’s que serão expostos na praça. Além de outras cidades que serão contempladas com a igualdade. “Será de grande relevância trazer para Caruaru as experiências que estive visitando em outras cidades do Nordeste. Os emperucados estão aumentando e o clima é sempre de igualdade”, ressalta Kintura.
Do Mario Flavio


