O apresentador Fausto Silva, 67 anos, (Fastão), está internado desde ontem (07), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi submetido a uma angioplastia para desobstruir uma artéria e recebeu dois stents. Ele passa bem e deve receber alta na noite desta quinta-feira (8).
Faustão foi ao Albert Einstein na manhã da quarta para exames de rotina. Um desses exames, a cintilograa do miocárdio, detectou a obstrução de uma artéria e a necessidade de um cateterismo para investigar vasos sanguíneos e o interior do coração. Tudo transcorreu muito tranquilamente.
Marcado para a quarta à noite, o cateterismo foi seguido por uma angioplastia, cirurgia para desobstruir a artéria. Houve ainda a necessidade de implantação de dois stents.
O procedimento
“O cateterismo pode ter duas funções: diagnóstico ou tratamento. O primeiro consiste em avançar um cateter por dentro de uma artéria até chegar no coração, e lá injetar contraste. Artérias levam o sangue do coração a algum lugar. Quando a pessoa tem doença coronária, as artérias vão se entupindo e o espaço disponível para a passagem do sangue diminui”, explica Ibraim Masciarelli Pinto, cardiologista e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).
“Se sobra mais da metade do vaso [livre para passagem do sangue], geralmente o caso recebe tratamento clínico, a pessoa ca em observação. Se o entupimento é maior, você pode avaliar se o caso precisa de revascularização. Pode ser feita por cirurgia ou stent”, continua.
“O stent é o cateterismo terapêutico. O médico pega uma artéria da perna, chega até o coração e avança um balãozinho por dentro. Em cima desse balão tem um tubinho metálico, o stent. O catéter chega até o ponto que está entupido e solta o stent. Ele esmaga a placa de gordura que estava entupindo o vaso e limitando a passagem do sangue. O stent esmaga essa placa e restaura o espaço para o sangue passar”, conclui o médico.
Horário do comércio de Caruaru durante o Carnaval