Em uma iniciativa inédita, foi lançado em todo o país o Movimento Compre do Pequeno Negócio para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
Com este objetivo, o Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de outubro (data oficial por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa), quando haverá consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.
Para incentivar a participação no movimento serão realizadas campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “A expectativa é que o 5 de outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e, assim, colaborem com o crescimento da economia brasileira”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Os beneficiários diretos de todas as ações propostas pelo projeto são MEI, microempresa, empresa de pequeno porte e produtor rural. Assim, o segmento de pequeno negócio está representado e são alvo do movimento.
“Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca Luiz Barretto. As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.
“Esta iniciativa possibilita a inserção de uma pauta positiva para o país, através do estímulo a uma atitude de consumo cidadã, contribuindo para uma sociedade econômica e socialmente justa e ambientalmente responsável”, enfatiza o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos. “Comprar do pequeno negócio, dado as suas características de produção e operação, além da geração de trabalho e renda, promove o desenvolvimento sustentado dos territórios”, completou a gerente do Sebrae em Caruaru, Débora Florêncio.
A programação na Capital do Agreste começa no próximo dia 22 e será montada uma estrutura de estandes com quatro salas, na rua Armando da Fonte, no bairro Maurício de Nassau, em frente à Acic (Associação Comercial e Empresarial de Caruaru). A rua revitalizada será a paralela ao Parque 18 de Maio, que conta com 50 empresas.
Programação em Caruaru
Empresas da rua revitalizada
Dia 22/09 – Layout de loja, das 14h às 17h e das 19h às 22h
Dia 23/09 – Como Conquistar e Manter Clientes, das 14h às 17 h e das 19h às 22h
Dia 24/09 – Liderança, como motivar equipes de sucesso, das 14h às 17h e das 19h às 22h
Dia 25/09 – Técnicas de Negociação, das 14h às 17h
Público em geral
Dia 22/09 – Como Administrar um Salão de Beleza (sala 1) e Gestão Financeira – Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda (sala 2), das 14h às 17h e das 19h às 22h
Dia 23/09 – Habilidades Gerenciais (sala 1) e Como Vender Mais e Melhor no Varejo (sala 2), das 14h às 17h e das 19h às 22h
Dia 24/09 – Como Vender pela Internet (sala 1) e Técnicas de Vendas (sala 2), das 14h às 17h e das 19h às 22h


