O cantor e compositor Alcymar Monteiro recebeu das mãos do presidente Michel Temer e do Ministro da Cultura Marcelo Calero a Ordem do Mérito Cultural na classe de Comendador. O tema do evento esse ano foi o centenário do samba, e a grande homenageada foi Dona Ivone Lara, com 95 anos e em grande parte dedicados à culura.
“É uma emoção ímpar ter o reconhecimento de mais de 30 anos de carreira dedicados à valorização a cultura nordestina-brasileira. Ao receber essa honraria trago comigo Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Patativa do Assaré, Dominguinhos, Sivuca, e tantos outros que viveram e morreram lutando pela nossa cultura. Espero continuar merecedor de honraria tão distinta, e com as forças renovadas para lutar principalmente pelo verdadeiro forró”, diz o artista.
A Ordem do Mérito Cultural – OMC é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. A homenagem, criada pelo Governo Federal em 1995 por meio de decreto. Organizada pelo Ministério da Cultura (MinC), a cerimônia contou com a presença do presidente da República, Michel Temer. Presidido pelo ministro da Cultura, Marcelo Calero, o Conselho da Ordem do Mérito Cultural conta ainda com os ministros das Relações Exteriores, José Serra, da Educação, Mendonça Filho, e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab.


