O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), vistoriou, no início da manhã de hoje, o canteiro de obras do Sistema Adutor de Pirangi, em Catende, na Zona da Mata Sul. Com recursos do Banco Mundial, o empreendimento foi orçado em R$ 60 milhões e foi idealizado para minimizar os efeitos da estiagem em Caruaru e outros nove municípios do Agreste. A obra, prevista para ser entregue no início de 2017, consiste na implantação de 27 quilômetros de tubulação que vai levar água do Rio Pirangi à Barragem do Prata, em Bonito, beneficiando 800 mil pessoas.
Antes de conferir a intervenção, o chefe do Executivo estadual tomou café da manhã com os trabalhadores. Ele avalia que os prazos estão sendo cumpridos. “Essa é uma obra muito importante e que terá um papel fundamental para a garantia da segurança hídrica de Caruaru e da Região Agreste. Imprimimos um ritmo acelerado, que nos permite cumprir os prazos, as etapas. É muito importante manter esses prazos porque janeiro é um momento crítico que nós estamos prevendo para o Prata”, salienta.
Segundo Paulo Câmara, o Governo de Pernambuco procurou alternativas em razão da demora na conclusão de obras federais para o enfrentamento aos efeitos da estiagem. “A gente tinha que tomar uma providência imediata. As obras estruturadoras como a Adutora do Agreste e a Transposição do Rio São Francisco estão em um ritmo muito aquém do necessário. Então, nós tomamos essa decisão de levar água da Mata para o Agreste”, revela.
Com a intervenção, a vazão do Sistema do Prata vai dobrar de 600 para 1,2 mil litros por segundo. A adutora vai assegurar o abastecimento nos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas, Passira, Cumaru, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, entre outros distritos da região. Além da adutora, o Sistema Pirangi contará com duas estações elevatórias.
Também participaram da visita, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; e o prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD), que falou sobre a importância da iniciativa. “Nós temos um manancial enorme que pode ajudar muita gente. Essa também é mais uma forma de aglutinar pessoas que querem trabalhar”, declarou o gestor.


