O RioMar Shopping, localizado no bairro do Pina, zona Sul do Recife, anunciou nesta terça-feira (1) que estão sendo tomadas medidas judiciais para identificar os responsáveis por espalhar na internet um boato de que a estrutura do centro de compras estaria comprometida, havendo risco de desabamento. O prédio do shopping foi vistoriado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e outros órgãos que atuam na defesa civil do estado.
A equipe analisou as rachaduras que podem ser vistas na edificação e que vêm sendo expostas em vídeos e fotos nas redes sociais, associadas a mensagens que propagam pânico entre o público frequentador do local. O laudo concluiu que as fissuras são consideradas normais e previstas para este tipo de construção e emitiu uma nota descartando qualquer risco.
Confira abaixo texto na íntegra:
Evandro de Alencar Carvalho – Engenhiro Civil
Presidente do Crea-PE
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – Crea-PE, após reunião que envolveu a Defesa Civil do Estado de Pernambuco e o Corpo de Bombeiros, bem como o Engenheiro Civil, responsável técnico da empresa Engedata José do Patrocínio Figueiroa, e o Engenheiro Civil Romilde Almeida de Oliveira, professor e especialista em cálculo estrutural, realizou na manhã desta segunda-feira (31/10/2016), vistoria para avaliar as possíveis fissuras divulgadas nas mídias sociais, nas estruturas do Shopping Rio Mar.
Assim como atestado pelo calculista responsável pela obra, em parecer técnico divulgado em 27 de outubro de 2016, o entendimento da equipe que vistoriou as instalações é de que a abertura apresentada se deve ao detalhe construtivo denominado junta de dilatação de piso e alvenaria e é definido nos projetos/execução de cálculo estrutural em obras dessa natureza.
Diante do exposto, o Crea-PE se manifesta tranquilizando a sociedade quanto à segurança do empreendimento, não sendo, esse detalhe construtivo, razão para pânico ou desconfiança quanto ao ingresso do público no centro comercial.


