Nesta quarta feira(14), a partir das 9h, a Câmara Municipal de Caruaru realizará audiência pública intitulada “Um Rio Melhor para Todos”, que discutirá a situação e tratamento que está sendo dado ao principal rio do nosso município, o Rio Ipojuca.
Foram convidados para participar da reunião que será aberta ao público, a comunidade acadêmica, professores da rede municipal de ensino, biólogos, representantes da Compesa e ativistas que militam em defesa do rio.
A audiência que foi sugerida pelo vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente Fagner Fernandes e pelo edil Marcelo Gomes terá início com a divulgação do resultado da amostra de esgoto, que foi coletada no último dia 24, na lagoa da estação de tratamento da Compesa, local onde o esgoto tratado é despejado e depois segue para o Rio Ipojuca. O resultado irá comprovar se o efluente está sendo tratado de acordo com o que é exigido pela portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.
Em seguida os biólogos e professores João Domingos e Alexandre Henrique farão uma explanação acerca da atual situação do rio. Para Alexandre Henrique a iniciativa do vereador Fagner mostra preocupação com a população de Caruaru, assim como também com o meio Ambiente. “O Rio Ipojuca é de grande importância para todos os moradores de nossa cidade, o cuidado com o rio é questão de saúde pública. Não podemos dar as costas ou fazer de conta que é normal um rio poluído atravessar nossa cidade”, chamou atenção o professor.


