Os adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru participam, durante toda esta semana, de um curso de Confecção de Lanches. A atividade é realizada por meio de uma parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O curso consiste em aulas teóricas e práticas para o preparo profissional de diversos tipos de lanches e salgados como coxinhas, pasteis, empadas e crokets, todos dentro das normas de higiene e manipulação de alimentos. Agentes socioeducativos e familiares dos socioeducandos também participam.
Segundo a coordenadora geral do Cenip Caruaru, Maria Clara Amorim, o curso vem ofertar novas perspectivas aos adolescentes. “Essa é uma oportunidade ímpar, que eles poderão levar para o resto da vida e também seguir a profissão, sendo pessoas de sucesso”, completou.
O interesse já é notório entre os alunos. “É muito bom aprender uma nova profissão. Eu pretendo mudar de vida quando sair daqui. Saio com outro pensamento e agradeço a oportunidade aqui ofertada”, frisou um dos alunos.
Ao final do curso, todos os alunos receberão um certificado que comprova o conhecimento adquirido, se tornando mais uma ferramenta para abrir portas no mercado de trabalho. A conclusão do curso acontecerá na próxima sexta-feira (29), às 11h, na sede da unidade, e contará com a participação de autoridades e familiares dos socioeducandos.
Além deste curso, os adolescentes também participam de oficinas de artesanato para confecção de bijuterias, bolsas, jogos americanos, panos de prato e almofadas. Aulas de informática e o cultivo de uma horta orgânica também são atividades realizadas no Cenip Caruaru como forma de ocupar o tempo e ofertar novas perspectivas de vida para os adolescentes.