AI News
No Result
View All Result
SAVED POSTS
AI News
No Result
View All Result
AI News
No Result
View All Result
10 grandes clássicos que perderam o Oscar de Melhor Filme

10 grandes clássicos que perderam o Oscar de Melhor Filme

Por: Dayvson Robert
20 de fevereiro de 2025
in Entretenimento
0
WhatsAppFacebook

O Oscar é uma das premiações mais populares do cinema, e, para a grande maioria das pessoas, vencer a principal categoria da cerimônia, “Melhor Filme”, é um sinal de qualidade e reconhecimento máximo. 

Porém, a história mostra que isso não é bem assim. Embora alguns filmes importantes tenham ganhado a categoria principal, se olharmos em retrospecto, muitos dos filmes reconhecidos como obras-primas hoje em dia nem sequer foram indicados ao Oscar de Melhor Filme. E, quando alguns deles foram indicados, acabaram perdendo. 

Pensando nisso, listamos 10 filmes reconhecidos como clássicos que perderam o Oscar de Melhor Filme. Alguns dos longas listados abaixo acabaram sendo superados por outros filmes igualmente importantes, enquanto outros foram vencidos por obras que, com o passar do tempo, não alcançaram o mesmo reconhecimento ou impacto cultural.

Pulp Fiction (1994) / Crédito: Miramax Films (divulgação)

10 filmes clássicos que não venceram o Oscar de Melhor Filme e onde assisti-los no streaming

Cidadão Kane (1941)

Cidadão Kane (1941)
Citizen Kane (1941) / Crédito: RKO Radio Pictures (divulgação)

Apontado por muitos críticos como o melhor filme já feito, “Cidadão Kane” é surpreendentemente o longa de estreia de Orson Welles.

Considerado revolucionário, o filme é reverenciado por suas inovações técnicas e narrativas que influenciaram o cinema nas décadas seguintes, como, por exemplo, o uso pioneiro da profundidade de campo.

Para exemplificar seu legado, o filme liderou por 40 anos a enquete da revista “Sight & Sound”, do British Film Institute (BFI), que a cada década reúne críticos de todo o mundo para eleger os melhores filmes de todos os tempos.

Cidadão Kane (1941)
Citizen Kane (1941) / Crédito: RKO Radio Pictures (divulgação)

A Biblioteca do Congresso dos EUA selecionou o filme para preservação no National Film Registry, por ser culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo.

No Oscar de 1942 (14ª cerimônia de entrega dos Academy Awards), “Cidadão Kane” foi indicado a nove Oscars, mas só levou o prêmio de Melhor Roteiro Original. Ele acabou perdendo o prêmio principal, Melhor Filme, para outro clássico do cinema: “Como Era Verde o Meu Vale”, de John Ford.

A trama do longa acompanha a vida e o legado do magnata da mídia Charles Foster Kane, interpretado pelo próprio Welles.

  • Onde assistir:
    • Belas Artes à La Carte; 
    • Oldflix.

Crepúsculo dos Deuses (1950)

Crepúsculo dos Deuses (1950)
Sunset Boulevard (1950) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Com direção de Billy Wilder, “Crepúsculo dos Deuses” é considerado um dos mais importantes filmes da história do cinema americano. O longa é outro que também foi selecionado para preservação no National Film Registry. 

No Oscar de 1951 (23ª cerimônia dos Academy Awards), o filme recebeu 11 indicações, incluindo a de “Melhor Filme”. Entretanto, a estatueta foi para outro clássico do cinema hollywoodiano: “A Malvada”, de Joseph L. Mankiewicz. Contudo, o longa ainda levou três estatuetas.

A trama acompanha um roteirista em dificuldades financeiras (William Holden), que é contratado por uma ex-estrela decadente e perturbada do cinema mudo (Gloria Swanson), determinada a fazer um retorno triunfante às telonas.

  • Onde assistir:
    • Telecine;
    • Belas Artes à La Carte.

Depois do Vendaval (1952)

john ford john wayne
The Quiet Man (1953) / Crédito: Republic Pictures (divulgação)

Um dos mais prestigiados filmes de John Ford, considerado por muitos críticos e estudiosos do cinema como o melhor cineasta americano, é “Depois do Vendaval”. A obra é outra desta lista que também foi selecionada para preservação no National Film Registry.

Com uma trama situada na década de 1920, John Wayne estrela o filme como Sean, um boxeador aposentado dos EUA que retorna à sua cidade natal na Irlanda. Ele acaba se apaixonando pela jovem Mary (Maureen O’Hara), mas enfrenta problemas com o intimidador irmão dela (Victor McLaglen). 

john ford john wayne
The Quiet Man (1953) / Crédito: Republic Pictures (divulgação)

No Oscar de 1953 (25ª cerimônia de entrega dos Academy Awards), o filme recebeu sete indicações, incluindo “Melhor Filme”. Entretanto, quem levou a estatueta foi “O Maior Espetáculo da Terra”. Todavia, “Depois do Vendaval” saiu com duas estatuetas da premiação, incluindo Melhor Diretor para Ford.

  • Onde assistir:
    • Belas Artes à La Carte;
    • Oldflix.

12 Homens e uma Sentença (1957)

12 Angry Men
12 Angry Men (1957) / Crédito: United Artists (divulgação)

Um dos dramas jurídicos mais famosos e aclamados de todos os tempos, “12 Homens e uma Sentença” marca a estreia de Sidney Lumet na direção. É mais um filme que foi selecionado para preservação no National Film Registry.

O enredo acompanha um júri composto por 12 homens que devem decidir o destino de um adolescente acusado de assassinato. Enquanto a maioria está pronta para condená-lo rapidamente, um dos jurados (Henry Fonda) insiste em discutir o caso com mais cuidado. Assim, essa divergência gera um intenso conflito entre os membros do grupo. 

No Oscar de 1958 (30ª cerimônia dos Academy Awards), a produção recebeu três indicações, incluindo Melhor Filme, mas não venceu nenhuma categoria. Quem levou o prêmio principal foi “A Ponte do Rio Kwai”.

  • Onde assistir:
    • Alugar e comprar no Amazon Prime Video;
    • Alugar e comprar no Apple TV+.

O Exorcista (1973)

exorcista
The Exorcist (1973) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

A influência e força do clássico do terror “O Exorcista” são notáveis até hoje. Também selecionado para preservação no National Film Registry, o longa foi um grande sucesso comercial e rendeu várias sequências. 

Além disso, “O Exorcista” foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. Isso ocorreu na 46ª cerimônia de entrega dos Academy Awards (Oscar 1974), mas quem levou a estatueta foi “Golpe de Mestre”. Somando a indicação de Melhor Filme, “O Exorcista” recebeu 10 indicações e conquistou duas estatuetas. 

A trama acompanha a possessão demoníaca de uma jovem (Linda Blair) e a tentativa de exorcizá-la por dois padres católicos. O elenco ainda conta com Ellen Burstyn, Max von Sydow e Jason Miller, sob a direção do renomado William Friedkin.

Chinatown (1974)

Chinatown (1974)
Chinatown (1974) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Aclamado por seu roteiro, “Chinatown” também é reconhecido como um dos melhores filmes do cinema americano e foi selecionado para preservação no National Film Registry. 

Sob a direção de Roman Polanski, a trama segue Jake Gittes (Jack Nicholson), um detetive particular contratado para desmascarar um adúltero, mas que acaba envolvido em uma teia conspiratória. 

No Oscar 1975 (47ª cerimônia de entrega dos Academy Awards), “Chinatown” recebeu 11 indicações, incluindo Melhor Filme. Porém, levou apenas a estatueta de Melhor Roteiro Original. Quem acabou ganhando o prêmio principal foi ninguém mais, ninguém menos que “O Poderoso Chefão: Parte II”.

  • Onde assistir:
    • Alugar e comprar no YouTube filmes;
    • Alugar e comprar no Amazon Prime Video;
    • Alugar e comprar no Apple TV+.

Taxi Driver: Motorista de Táxi (1976)

Taxi Driver
Taxi Driver (1976) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Filme símbolo da Nova Hollywood, movimento que trouxe uma renovação estética ao cinema dos EUA, “Taxi Driver” é uma das obras mais aclamadas de Martin Scorsese. 

Selecionado para preservação no National Film Registry, o longa recebeu quatro indicações na 49ª cerimônia de entrega dos Academy Awards (Oscar 1977), incluindo Melhor Filme. Contudo, o filme não ganhou em nenhuma categoria e viu “Rocky, um Lutador” vencer o principal prêmio da noite. 

Robert De Niro estrela o filme como Travis Bickle, um veterano de guerra mentalmente perturbado que se torna taxista.

  • Onde assistir:
    • Max;
    • Amazon Prime Video;
    • Telecine;
    • Looke;
    • NetMovies (gratuito com anúncios);
    • Oldflix.

O Beijo da Mulher-Aranha (1985)

beijo mulher aranha
O Beijo da Mulher-Aranha (1985) / Crédito: Island Alive, Embrafilme (divulgação)

Antes de “Ainda Estou Aqui”, um filme brasileiro já havia concorrido à categoria de Melhor Filme no Oscar. Na verdade, uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos: “O Beijo da Mulher-Aranha”. 

A trama se passa em uma prisão brasileira durante a ditadura militar. No filme, um condenado homossexual (William Hurt) relata seu filme favorito para seu colega de cela, um revolucionário de esquerda (Raul Julia). 

O Beijo da Mulher-Aranha (1985)
O Beijo da Mulher-Aranha (1985) / Crédito: Island Alive, Embrafilme (divulgação)

A direção é do cineasta argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco. O elenco ainda conta com atores brasileiros como Sônia Braga, José Lewgoy, Milton Gonçalves, Miriam Pires, Nuno Leal Maia, Fernando Torres e Herson Capri. 

No Oscar 1986 (58ª cerimônia de entrega dos Academy Awards), o longa recebeu quatro indicações, incluindo Melhor Filme. Porém, quem venceu o prêmio principal foi “Entre Dois Amores”. Contudo, William Hurt levou o Oscar de Melhor Ator.

  • Onde assistir: Globoplay (plano padrão com anúncios).

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)
Pulp Fiction (1994) / Crédito: Miramax Films (divulgação)

Marco cultural, “Pulp Fiction” lançou novas tendências no cinema e influenciou uma enormidade de filmes que vieram depois. O longa de Quentin Tarantino foi um sucesso crítico e comercial e também foi selecionado para preservação no National Film Registry. 

No Oscar 1995 (67ª cerimônia de entrega dos Academy Awards), o filme recebeu 7 indicações, incluindo Melhor Filme. Porém, acabou perdendo o prêmio principal para “Forrest Gump: O Contador de Histórias”. Todavia, o longa venceu na categoria de Melhor Roteiro Original. 

A trama acompanha várias histórias apresentadas de forma não linear, envolvendo crime e violência. John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Tim Roth, Ving Rhames e Uma Thurman são alguns dos nomes do elenco.

  • Onde assistir:
    • Netflix;
    • Mercado Play (gratuito com anúncios).

O Sexto Sentido (1999)

O Sexto Sentido (1999)
The Sixth Sense (1999) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

Aclamado pela crítica e um mega sucesso comercial, “O Sexto Sentido” entrou para a história do cinema por sua reviravolta surpreendente na trama. 

Com roteiro e direção de M. Night Shyamalan, a trama segue um psicólogo (Bruce Willis) cujo paciente é um menino que afirma ver e falar com gente morta (Haley Joel Osment). 

No Oscar 2000 (72ª cerimônia de entrega dos Academy Awards), o longa recebeu 6 indicações, incluindo Melhor Filme, mas não ganhou nenhuma estatueta. Quem venceu a categoria principal foi “Beleza Americana”.

O Sexto Sentido (1999)
The Sixth Sense (1999) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)


EnviarCompartilhamento234Tweet146

Notícias relacionadas

Qual a história de Toy Story 5? Veja sinopse e data de lançamento

Qual a história de Toy Story 5? Veja sinopse e data de lançamento

Por: Dayvson Robert
15 de fevereiro de 2026
0

Siga o Olhar Digital no Google Discover Tudo sobre Disney Já foram produzidos muitos filmes sobre bonecos que ganham vida, mas nenhum conquistou tanto o público internacional quanto...

A continuação oficial de Dragon Ball Super finalmente sai do papel para adaptar o arco do vilão Moro

A continuação oficial de Dragon Ball Super finalmente sai do papel para adaptar o arco do vilão Moro

Por: Dayvson Robert
14 de fevereiro de 2026
0

Siga o Olhar Digital no Google Discover A aguardada continuação de Dragon Ball Super finalmente ganha forma para adaptar os eventos emocionantes do arco da Patrulha Galática. Após...

5 doramas para assistir em 2026

5 doramas para assistir em 2026

Por: Dayvson Robert
13 de fevereiro de 2026
0

Siga o Olhar Digital no Google Discover Há muitas formas de começar um novo ano e, com certeza, uma das mais confortáveis é maratonar séries dos streamings na...

Cinema: lançamentos de filmes da semana (12 de fevereiro)

Cinema: lançamentos de filmes da semana (12 de fevereiro)

Por: Dayvson Robert
12 de fevereiro de 2026
0

Entre as estreias desta semana no cinema, estão os filmes "O Morro dos Ventos Uivantes" e "Um Cabra Bom de Bola"; confira a lista completa Compartilhe esta matéria...

Próxima notícia
10 melhores filmes com Zoë Saldaña para assistir online no streaming

10 melhores filmes com Zoë Saldaña para assistir online no streaming

Portal No Detalhe

O PORTAL NO DETALHE é um portal de notícias independente, criado com o compromisso de informar com clareza, responsabilidade e profundidade. Nosso objetivo é levar ao leitor os fatos no detalhe, com contexto, precisão e linguagem acessível.

Pesquisar por:

  • Caruaru
  • caruaru e região
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Notícias
  • Polícia
  • Política
  • Trânsito

Boletim informativo semanal

  • Home
  • Polícia
  • Notícias
  • Entretenimento
  • Política
  • Caruaru
  • Esportes
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2026 PORTAL NO DETALHE. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Home
  • Polícia
  • Notícias
  • Entretenimento
  • Política
  • Caruaru
  • Esportes
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2026 PORTAL NO DETALHE. Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade e Cookies.