Tecnologia, Moda, Carreira Profissional, Produção de Conteúdo, Bem-Estar e Gastronomia. Todos esses elementos foram oferecidos pelo Senac Caruaru no primeiro dia do Rolê Rec’n’Play, que aconteceu no novo espaço do Armazém da Criatividade/Porto Digital, na antiga Fábrica Caroá.
A programação foi iniciada no Lounge, com sessões de massoterapia a cada 10 minutos. O momento de cuidado e relaxamento atraiu a atenção de quem visitou o local e aproveitou a prática de saúde e bem-estar.
Na Unidade Móvel Smart Lab, a primeira atividade foi um Talk Interativo sobre Profissões do Futuro em que professores do Senac abordaram as mudanças que já estão acontecendo no mundo profissional. Karina Fernandes leciona no curso de Moda e falou sobre a necessidade de ter uma formação polivalente. “Vamos viver uma hibridez de profissões. O mundo pede multiplicidade”. Hamilton Pereira faz parte da equipe de docentes dos cursos de Gestão e destacou a transformação do mercado, com novos formatos e novas exigências. “Disciplina, resiliência e comprometimento são habilidades necessárias nesses novos formatos de trabalho, como o home office, por exemplo, onde você trabalha em casa, mas precisa fazer entregas”, explicou. Já o professor de Mediotec, Paulo Henrique Ramos, disse que não se deve ter medo da tecnologia. “As pessoas dizem que a inteligência artificial vai acabar com a profissão delas. Na realidade, a tecnologia vai nos ajudar e as pessoas terão que desenvolver novas competências”.
Em seguida, o espaço foi ocupado por uma oficina mão na massa de UpCycling Criativo de Roupa. A professora Alba Regina levou calças de jeans e desafiou as participantes a criarem novas peças. A técnica americana consiste em dar um novo uso às peças que não são mais usadas. Além disso, a professora Thalyta Roberta ministrou oficina sobre engenharia de prompt, mostrando, na prática, como usar inteligência artificial gratuitamente. A programação no Smart Lab acabou com um workshop Criando Conteúdo com Propósito, tendo como convidados Vanieli e Vivian Lacerda, diretoras da Vmais, ex-alunas do curso de Moda do Senac, e o professor Iallan Silva, que também é diretor na WLM Publicidade e na Game Design.