Em meio a críticas da oposição, Raquel Lyra pede união por Pernambuco e diz que o Ceará serve de exemplo com a conclusão da ferrovia Transnordestina
Acossada pela oposição, em especial na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), a governadora Raquel Lyra pediu “união por Pernambuco”.
A fala foi proferida no evento da Amupe, em Gravatá, com prefeitos do Estado, para falar sobre os recursos oriundos do leilão parcial da Compesa.
A governadora citou o Ceará e o projeto ferroviário da transnordestina como exemplos de união que gera resultados.
“Não estamos em período eleitoral, mas tem gente que fala em eleição. Não atrapalhem Pernambuco… vejam o caso do Ceará, o Ceará está com a transnordestina andando porque eles se uniram lá”, declarou. “Não adianta (fazerem oposição, sou persistente e estou com o povo”, arrematou, depois de uma hora e meia de relógio.
“O Ceará está voando, vejam que eles pegaram todo dinheiro do FNE para a Transnordestina”, declarou, lamentando em paralelo que a licitação para o trecho pernambucano tivesse sido adiada.
A governadora buscou se apresentar como responsável pela tentativa de retomada.
“Eu fui ao presidente Lula e disse que (suspender a perna para Suape) não podia ser uma decisão empresarial, do grupo cearense (que tem explora minério no Piauí e controla o porto de Pecém). Temos que ter uma visão estratégica para o Nordeste com este projeto”
Na mesma fala, a governadora voltou a dizer que a Petrobras teria interesse em assumir a ferrovia, de modo a levar combustíveis e derivados ao interior do Nordeste. Ela disse que ouviu da presidente da estatal a possibilidade de interligação com a ferrovia Norte Sul.
“Para nós, a Petrobras seria a melhor opção… mas os chineses estão interessados, os emirados árabes estão interessados”, declarou, acrescentando que o ministro Renan Filho trabalha com previsão de obras até junho deste ano.
Com a ajuda do mesmo ministro e aliado, a governadora renovou a promessa de que o Dnit iria repassar recursos para a segunda fase do projeto rodoviário do Arco Metropolitano, entre Moreno e Paudalho. O primeiro trecho foi lançado na virada do ano, indo do Cabo até Moreno, conforme já mostrou o site Jamildo.com.
Fonte: Jamildo






Comentários do post