Durante homenagem em Paulista, socialista destacou saúde e segurança pública, temas que lideram as preocupações do eleitorado pernambucano
O pano de fundo para a noite desta segunda-feira (8) no centro do Paulista era a homenagem da Câmara da cidade ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB), como cidadão do município. Honraria que o socialista também recebeu em Garanhuns, São José do Belmonte, São Bento do Una e Angelim, desde que renunciou à Prefeitura do Recife para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas.
A homenagem também foi estendida pelos vereadores ao irmão, o deputado federal Pedro Campos (PSB), à deputada federal Iza Arruda (MDB), aos deputados estaduais Álvaro Porto (MDB) e Francismar Pontes (PSB) e à pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT). O senador Humberto Costa (PT) e o deputado estadual Mário Ricardo (Podemos), foram agraciados com uma medalha de honra Torres Galvão, a maior e mais importante honraria concedida pela Câmara Municipal do Paulista.
Diante de um espaço de eventos lotado, o ex-prefeito do Recife dedicou parte significativa da fala aos dois temas que aparecem entre as principais preocupações do eleitorado pernambucano: saúde e segurança pública.
A ofensiva em temas sensíveis chega junto a uma disputa que era de 30 pontos percentuais de vantagem diante da governadora há seis meses e que virou uma desvantagem de cinco pontos percentuais, segundo levantamento Datafolha divulgado no fim de maio. Nesta pesquisa, Raquel Lyra aparece com 48% das intenções de voto e João Campos com 43%, configurando empate técnico dentro da margem de erro, mas com vantagem numérica para a atual governadora.
Nos bastidores, aliados do socialista admitiram a este repórter que os números indicam uma corrida mais competitiva do que a observada em levantamentos anteriores. “Ele está ciente da desvantagem“, comentou um aliado antes de João Campos chegar ao evento.
Durante o discurso, João buscou associar sua experiência no Recife à capacidade de ampliar políticas públicas para todo o Estado – com os municípios cada vez mais conurbados, ou seja, as cidades cresceram tanto que é impossível delimitar a olho nu os limites entre elas, fazendo com que o prefeito da capital seja, também, um prefeito da Região Metropolitana.
João explorou essa ‘máxima’ ao apresentar ao público as realizações da capital. Ele mencionou investimentos em saúde, educação, infraestrutura, geração de empregos e proteção de encostas, defendendo que esse modelo pode ser replicado em Pernambuco, caso seja eleito.
“É esse mesmo compromisso que eu também firmo, confirmo que vou ter com o povo de Paulista a partir do próximo ano, quando nós assumirmos o governo de Pernambuco”, disse.
O socialista também voltou a explorar um dos principais pontos de confronto com a gestão estadual ao abordar a situação da rede pública de saúde. João recordou a inauguração do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, durante o governo Eduardo Campos, criticou a compra e até agora a não inauguração do Hospital Central de Paulista e comparou a situação à inauguração do Hospital da Criança do Recife, último ato do ex-prefeito à frente da capital.
“Infelizmente, chegou um tempo em Pernambuco onde em vez de governante abrir hospital, fecha hospital, como fecharam o Hospital de Paulista. Enquanto isso, vocês viram que eu inaugurei o Hospital da Criança do Recife”, declara.
Segurança no centro do discurso
Se a saúde ocupou espaço relevante na fala, a segurança pública ganhou tom ainda mais incisivo. João comentou sobre a expansão da atuação de facções criminosas na Região Metropolitana do Recife e defendeu uma atuação mais firme do Estado no enfrentamento ao crime organizado.
“A gente está vendo uma escalada do crime organizado na Região Metropolitana do Recife. Vocês são testemunhas que as facções estão tomando conta dos territórios”, afirma.
Na sequência, o pré-candidato prometeu endurecer o combate às organizações criminosas caso seja eleito governador. “Vocês vão ter um governante que não vai ter medo de enfrentar Comando Vermelho, PCC. Nós vamos botar essa turma para fora de Pernambuco e para fora das periferias da Região Metropolitana”, disparou.
A ênfase dada ao tema acompanha o sentimento identificado em pesquisas de opinião. Levantamento da Real Time Big Data apontou a segurança pública como a principal prioridade apontada pelos pernambucanos para os próximos quatro anos, com 24% das respostas. A saúde aparece logo em seguida, com 20% das citações. Transportes (14%) e educação (12%) completam os temas mais mencionados pelos entrevistados.
Ao dedicar boa parte da fala justamente aos dois assuntos que lideram as preocupações do eleitorado, João reforçou uma estratégia de aproximação com pautas consideradas centrais para a disputa estadual.
Aposta na virada
Outro aspecto que chamou atenção foi o tom de mobilização adotado pelo socialista. Em diferentes momentos, João fez referências à própria trajetória eleitoral para transmitir a ideia de superação. Ao lembrar da primeira eleição que disputou, para deputado federal em 2018, quando se tornou o mais votado da história de Pernambuco, afirmou que os resultados superaram todas as projeções que tinha para a disputa.
“Eu achava que se tudo desse certo teria 150 mil votos. Se fosse um verdadeiro fenômeno, teria 200 mil votos. Quando abriram as urnas, Deus e o povo generoso me deram a oportunidade de ser o deputado mais votado da história de Pernambuco, com 460 mil votos”, afirmou.
A lembrança serviu de gancho para defender a atual candidatura ao Governo do Estado. João classificou a disputa como um novo desafio político e afirmou que optou por deixar o caminho considerado mais confortável, que seria permanecer à frente da Prefeitura do Recife. “Eu não gosto de escolher o caminho fácil. Eu gosto do caminho desafiador”, declarou.
Ao final, discursou que Pernambuco precisa voltar a ter um governo voltado para as demandas da população e que aposta na virada até a eleição, em outubro. “Se tem alguém que gosta de entrar numa partida para decidir jogo é esse cara aqui que está falando para vocês. Entrar e virar o voto na hora certa e vestir a braçadeira do capitão“, finalizou.
Fonte: Jamildo






Comentários do post