Segundo Lula, Teresa Leitão assume a articulação do Palácio do Planalto no Congresso com foco nas votações do fim da escala 6×1 e da PEC da Segurança
*Matéria em atualização
O presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora pernambucana Teresa Leitão (PT) como líder do Governo no Senado Federal após o senador Jacques Wagner (PT-BA) ser alvo de operação da Polícia Federal por suposto vínculo com o Banco Master.
Lula divulgou a escolha oficial por meio de suas redes sociais na manhã de hoje. O chefe do Executivo federal estabeleceu as prioridades que a nova líder governista precisará conduzir na Casa Alta a partir das próximas semanas.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, publicou o presidente Lula.
O senador Jaques Wagner entregou o cargo na quarta-feira (24) depois de uma reunião reservada com o presidente no Palácio da Alvorada. O parlamentar baiano acabou incluído na lista de alvos da nona fase da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras. A Polícia Federal apura se o congressista recebeu vantagens econômicas para defender interesses do Banco Master. Wagner nega as irregularidades.
A saída do antigo líder vinha recebendo ampla defesa por parte do núcleo político do governo. Interlocutores do Planalto tentavam evitar prejuízos de imagem na pré-campanha de reeleição de Lula. O senador baiano declarou que o afastamento ocorreu em comum acordo.
Teresa Leitão tem 74 anos, é formada em Pedagogia e construiu sua base política no movimento sindical dos professores. A petista exerceu mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) antes de disputar o Congresso Nacional. Nas eleições de 2022, ela conquistou mais de 2 milhões de votos e se tornou a primeira mulher eleita senadora na história do estado.
Em nota das redes sociais, a senadora agradeceu a Lula pela confiança e relatou que assumirá o posto com foco nos princípios de ” lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”.
“Atuarei para fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, especialmente os líderes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, contribuindo para a construção de consensos e para o avanço das pautas de interesse do governo e do povo brasileiro, como o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança Pública e outras medidas voltadas ao desenvolvimento do país, à justiça social e à melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou a petista.
Fonte: Jamildo






Comentários do post