No último levantamento da Simplex, políticos estavam em empate técnico. Nova pesquisa mostra vantagem de quase 12 pontos para Raquel Lyra
Nesta terça-feira (21), o Instituto Simplex divulgou a nova pesquisa eleitoral sobre o Governo de Pernambuco encomendada pelo Blog do Elielson, da CBN Recife.
O levantamento indica uma vantagem de 11,7 pontos para governadora Raquel Lyra (PSD) em relação ao ex-prefeito do Recife João Campos (PSB). A gestora ficou com 48,2% e o socialista 36,5% no cenário estimulado, quando o entrevistador apresenta os candidatos. O vereador do PSOL Ivan Moraes teve 1,1%. 5,9% indica que votaria Branco/Nulo/Nenhum e 8,3% não soube ou não quis responder.
Esse é o primeiro levantamento da Simplex sem o nome de Eduardo Moura (Novo), portanto não pode ser diretamente comparado com a última pesquisa do instituto, que já dava um empate técnico entre João e Raquel, mas com vantagem para Lyra. Confira todas as pesquisas publicadas pelo Jamildo.com no agregador de pesquisas do site:
Em um cenário com apenas os dois principais nomes da disputa, a pesquisa indica que Raquel fica com 49% e João 36,8%, uma diferença de 12,2 pontos percentuais, com vantagem para governadora.
A Simplex também catalogou o cenário espontâneo, quando os eleitores que citam espontaneamente em quem desejam votar. Nessa modalidade, Raquel fica com 40,3%, João 27,9% e Ivan Moraes 0,3%. Brancos e nulos ou quem afirma que votará em nenhum ficou com 3,7%.
Típico do cenário espontâneo antes do início da campanha oficial, os “não soube/não respondeu” ficaram em 27,8%.
Veja os números da Pesquisa
Cenário estimulado com Ivan Moraes
- Raquel Lyra: 48,2%
- João Campos: 36,5%
- Ivan Moraes: 1,1%
- Branco/Nulo/Nenhum: 5,9%
- Não soube/Não respondeu: 8,3%
Cenário estimulado sem Ivan Moraes
- Raquel Lyra: 49%
- João Campos: 36,8%
- Branco/Nulo/Nenhum: 6,2%
- Não soube/Não respondeu: 8%
Cenário espontâneo
- Raquel Lyra: 40,3%
- João Campos: 27,9%
- Ivan Moraes: 0,3%
- Branco/Nulo/Nenhum: 3,7%
- Não soube/Não respondeu: 27,8%
Sobre a Pesquisa Simplex ao Governo de Pernambuco
A pesquisa Simplex ouviu 1067 eleitores por telefone entre os dias 15 e 20 de julho de 2026. A margem de erro é de 3% e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa está com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-03323/2026.
Fonte: Jamildo






Comentários do post