resumo da 1ª temporada e o que esperar da sequência

A adaptação de videogames para cinema e TV era geralmente vista com desconfiança após anos de fracassos de público e crítica. Porém, a série “The Last of Us”, da HBO, mudou esse cenário. A produção alcançou grande sucesso com o público e prestígio com a crítica, abrindo um precedente para novas adaptações que seguem fielmente as histórias dos jogos, com alto valor de produção.

A série já tem uma segunda temporada em produção, próxima de estrear. Neste artigo, vamos destacar o que sabemos até aqui sobre a nova temporada. Acompanhe!

The Last of Us: resumo da primeira temporada

The Last of Us
The Last of Us (2023 – presente) / Crédito: Sony Pictures Television e HBO (reprodução)

A primeira temporada da série da HBO apresentou Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) em uma jornada para encontrar uma cura para a infecção fúngica que devastou a humanidade.

A primeira temporada, de 2023, tem 9 episódios e recebeu elogios por sua fidelidade ao jogo original da Naughty Dog. A série está disponível no Max.

Resumo

A história segue Joel, que perde sua filha durante o surto do fungo Cordyceps em 2003. Vinte anos depois, os EUA estão devastados, e Joel trabalha como contrabandista sob o controle da opressora FEDRA. Ele é encarregado de escoltar Ellie uma jovem imune ao fungo, até os Vaga-Lumes, que acreditam que ela pode ser a chave para uma cura.

The Last of Us
The Last of Us (2023 – presente) / Crédito: Sony Pictures Television e HBO (reprodução)

Ao longo da jornada, Joel e Ellie enfrentam infectados, bandidos. Sofrem perdas, como a de Tess, parceira de Joel. Em Kansas City, eles se juntam a Henry e Sam, mas uma tragédia os separa. Após encontrar Tommy, irmão de Joel, em Wyoming, a dupla continua em direção ao oeste, onde Joel é ferido. Ellie cuida dele enquanto enfrenta perigos, incluindo um líder canibal, David.

No final, Joel descobre que os Vaga-Lumes pretendem sacrificar Ellie para criar uma cura. Ele não aceita e mata os membros do grupo para resgatá-la.

Joel mente para Ellie, dizendo que os Vaga-Lumes desistiram da cura. Apesar de desconfiada, Ellie aceita sua explicação.

Expectativas para a Segunda Temporada de The Last of Us

The Last of Us Part II (2020) /
The Last of Us Part II (2020) / Crédito: Naughty Dog (reprodução)

A aguardada segunda temporada estreia em abril de 2025 e promete adaptar os eventos de “The Last of Us Part II”, mas com algumas diferenças em relação ao jogo. 

A narrativa será mais lenta e detalhada, dando espaço para o desenvolvimento dos personagens, especialmente Abby, interpretada por Kaitlyn Dever.

Desta vez, a história do jogo será dividida em várias temporadas. Para os fãs de “The Last of Us”, isso significa mais episódios para explorar. A 2ª temporada terá sete episódios, dois a menos que a primeira, mas promete trazer um ponto de ruptura natural para a narrativa.

Quem são os novos personagens da 2ª temporada? 

A 2ª temporada contará com novos personagens:

  • Kaitlyn Dever como Abby, uma soldado em busca de vingança.
  • Young Mazino como Jesse, amigo de Ellie e líder de uma comunidade em Wyoming.
  • Isabela Merced como Dina, o novo interesse romântico de Ellie.
  • Catherine O’Hara terá um papel de convidada ainda não revelado.

Outros destaques incluem:

  • Danny Ramirez como Manny.
  • Ariela Barer como Mel.
  • Tati Gabrielle como Nora.
  • Spencer Lord como Owen.
  • Jeffrey Wright como Isaac, líder da Frente de Libertação de Washington, papel que ele também dublou no jogo.
Da esquerda para a direita: Isabela Merced, Young Mazino, Jeffrey Wright, Catherine O’Hara, Kaitlyn Dever / Crédito: Reprodução/Divulgação

Leia também:

Novidades e pontas soltas

Entre as novidades, Abby terá maior exploração antes de seu ato chocante, e os infectados ganharão mais presença, incluindo uma cena marcante envolvendo uma horda atacando Jackson. As pontas soltas da primeira temporada, como o impacto da decisão de Joel sobre Ellie, devem ser abordadas.

The Last of Us (2023 - presente) / Crédito: Sony Pictures Television e HBO (reprodução)
The Last of Us (2023 – presente) / Crédito: Sony Pictures Television e HBO (reprodução)

Ritmo e produção

A história do segundo jogo, que terá uma divisão em várias temporadas para maior profundidade. A equipe de produção, liderada por Craig Mazin e Neil Druckmann, mantém o compromisso de equilibrar fidelidade ao material original e inovação narrativa.

Os episódios terão exibição semanal e começarão a sair em abril de 2025.

Futuro

Há possibilidades para até quatro temporadas, dependendo do interesse do público e de novos desenvolvimentos nos jogos.