Setor, em Pernambuco, ainda tem panorama negativo no ano completo; Recife é responsável por mais da metade dos empregos gerados no estado durante 2026
Dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que o setor da indústria foi destaque no saldo positivo na geração de empregos formais no estado de Pernambuco no mês de julho de 2026.
Ao todo, o estado registrou saldo de 1.883 novos postos de trabalho, sendo 916 apenas na indústria, seguida pela agropecuária, com 641; pelos serviços, com 418; e pela construção, com 265. Apenas o comércio teve exercício negativo, com perda de 357 vagas de emprego.
O levantamento do Governo Federal ainda mostra que, em 2026, o Estado ocupa a terceira posição de mais postos formais gerados no Nordeste. É um saldo positivo de 23,2 mil novas vagas, atrás apenas do Ceará, com 28.526, e Bahia, que criou 60.697 postos.
“O resultado reforça a força da economia e a capacidade do Estado de atrair investimentos, movimentar diferentes setores e gerar oportunidades para os pernambucanos”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto.
Cidades
Entre os municípios, Petrolina foi destaque e liderou a geração de empregos no mês de julho, com 863 vagas. Setores como a agropecuária (538) e o comércio (300) puxaram a alta de postos de trabalho na região.
O top 5 da lista ainda conta com os municípios do Recife (482), Igarassu (268), Caruaru (265) e Paulista (177). A capital pernambucana é responsável por mais da metade (12.927) das vagas criadas no estado em 2026.
Apenas os setores de serviços (10.216) e construção (3.943) têm exercício positivo no Recife. Já no estado como um todo, agropecuária e indústria tiveram mais trabalhadores demitidos do que admissões neste ano.
“Manter um saldo positivo pelo sétimo mês consecutivo e, ao mesmo tempo, responder por mais da metade dos empregos gerados em Pernambuco mostra a força e a responsabilidade do Recife em ser o pilar da economia de todo o Estado. Esses números refletem um ambiente atraente para o setor privado, justamente pelo movimento do nosso trabalho em fazer o investimento ser algo cada vez mais simples e que favoreça o crescimento das empresas”, analisou o prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB).
Fonte: Jamildo





Comentários do post