A presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella, vai a Brasília debater a crise no STF com Edson Fachin e o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) divulgou, nesta sexta (04), nota pública para manifestar preocupação com os recentes desdobramentos da crise institucional que atinge o Supremo Tribunal Federal (STF).
O posicionamento oficial da entidade destaca a necessidade de preservar a credibilidade do sistema de Justiça e defende a apuração rigorosa e transparente dos fatos, sem privilégios ou prejulgamentos.
No documento, a seccional pernambucana reforça os princípios do Estado Democrático de Direito, salientando que nenhuma autoridade se encontra acima do ordenamento jurídico ou dos mecanismos de fiscalização republicanos. A entidade ponderou que o devido processo legal, a ampla defesa, o contraditório e a presunção de inocência devem ser observados ao longo de todas as investigações.
“A OAB Pernambuco defende que os fatos sejam rigorosamente apurados, de forma independente e transparente, com a adoção de todas as providências institucionais cabíveis. A apuração deve alcançar quem quer que seja, sem privilégios, mas também sem prejulgamentos, assegurando o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa e a presunção de inocência. A advocacia não pode se omitir diante de situações que possam comprometer a confiança da sociedade no sistema de Justiça.”, afirma a entidade na nota.
Como desdobramento prático do posicionamento, a presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella, cumprirá agenda em Brasília na próxima quarta-feira (9). Ela participará de uma reunião com o presidente do STF, ministro Edson Fachin, ao lado do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e dos líderes de todas as demais seccionais estaduais do país.
O encontro tem como objetivo oficial solicitar informações sobre as providências apuratórias em andamento no STF e cobrar uma resposta institucional firme, compatível com a gravidade das acusações. A advocacia pernambucana argumenta que a categoria não pode permanecer omissa perante episódios que afetem a confiança pública nas instituições do Judiciário.
A articulação em torno da crise no STF e o engajamento das seccionais estaduais refletem a relevância de Pernambuco nas decisões nacionais da Ordem dos Advogados do Brasil. A participação da seccional pe-riana reforça o peso político do estado na busca por equilíbrio institucional e transparência nos Poderes da República.
Fonte: Jamildo





Comentários do post