Com investimento superior a R$ 37 milhões, governo estadual inaugura três unidades em Araçoiaba e cria 1.164 novas vagas prisionais
A governadora Raquel Lyra (PSD) inaugurou, nesta terça-feira (16), três novas unidades prisionais masculinas no Complexo Prisional de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife. Com investimento superior a R$ 37 milhões, provenientes de recursos estaduais e federais, os equipamentos acrescentam 1.164 vagas ao sistema penitenciário de Pernambuco, sendo 388 em cada unidade.
As estruturas integram as ações do programa Juntos pela Segurança e fazem parte da estratégia do governo estadual para ampliar a capacidade do sistema prisional e fortalecer as políticas de segurança pública.
Durante a solenidade, Raquel Lyra afirmou que a entrega representa uma tentativa de enfrentar problemas históricos do sistema penitenciário pernambucano. Segundo a governadora, a gestão promoveu a retomada de obras interrompidas, reorganizou a administração penitenciária e definiu a segurança pública como uma das prioridades do governo.
“Assumimos o Governo de Pernambuco com o desafio de enfrentar um problema histórico, que foi deixado para trás por muitos anos, que é o sistema penitenciário. Retomamos obras paralisadas, reorganizamos a gestão do sistema penitenciário e colocamos a segurança pública como prioridade. A entrega dessas unidades representa o compromisso de garantir mais dignidade, melhores condições de trabalho para os profissionais e mais estrutura para fortalecer a segurança em todo o Estado”, declarou.
A vice-governadora Priscila Krause destacou que o empreendimento deveria ter sido concluído em 2015. Segundo ela, a retomada das obras demonstra a disposição da gestão estadual em concluir projetos que permaneceram interrompidos por anos.
“Esta obra deveria ter sido concluída em 2015, mas permaneceu paralisada por anos. Sua retomada demonstra a decisão do Governo de Pernambuco de enfrentar problemas que foram negligenciados. A entrega representa o compromisso com a boa aplicação dos recursos públicos, o fortalecimento da segurança pública e a garantia de mais dignidade no sistema penitenciário”, afirmou.
As novas unidades contam com monitoramento permanente, refeitórios, cozinhas, lavanderias, padaria, biblioteca, salas de aula e de informática, consultórios, enfermarias e quadras poliesportivas. O projeto também prevê um modelo operacional que permite o controle das portas das celas por meio de passarelas superiores, reduzindo a necessidade de acesso direto dos policiais penais aos pavilhões.
A ocupação dos espaços será realizada de forma gradual. Os internos receberão fardamentos produzidos dentro do próprio sistema prisional e kits de higiene pessoal.
O complexo também passa a contar com a Escola Estadual Poeta Olegário Mariano, voltada para a educação prisional. A unidade atenderá até 380 estudantes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dispõe de quatro salas de aula, sala de informática, sala de leitura, além de espaços destinados a professores e equipe gestora.
O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, afirmou que a ampliação da estrutura busca fortalecer as ações de reinserção social por meio da educação e da qualificação profissional.
“A ressocialização se constrói diariamente, por meio de oportunidades concretas de estudo, trabalho e qualificação profissional, capazes de promover a reconstrução de trajetórias e o retorno à convivência em sociedade”, disse.
Fonte: Jamildo





Comentários do post